06 abril 2016

Sobre a "neutralidade" da Educação


A educação não é neutra, nem nunca foi.

A educação é realizada por PESSOAS e diferente do que Wilhelm Wundt (pai da psicologia) afirmou, segundo o vídeo “Emburrecimento Deliberado”, tais pessoas possuem sim autodeterminação. Pessoas são carregadas de intenções logo ao acordar. Ninguém entra numa sala de aula sem uma intenção e as intenções de quem educa estão alicerçadas na maneira como ela vê o mundo, em sua cosmovisão, em sua concepção de educação, de criança, de propósito de vida...

O sistema de governo vigente produzirá através da educação uma concepção de educação que o mantenha no domínio, gerando, assim, um ciclo de poder com objetivos pautados nessa filosofia.
Ignorar, ou deixar de reconhecer a existência dessa intencionalidade na educação gera consequências terríveis, pois nos torna ferramentas em mãos erradas e sem perceber agimos em prol de um objetivo não bíblico que coopera contra o cumprimento dos propósitos de Deus.
É interessante que ao citarmos a Educação por Princípios às pessoas que não a conhecem. Muitos coçam seus ouvidos como se falássemos de algo proibido, afinal, como podemos ser tão ousados em revelar as intenções da nossa maneira de educar?
Soa de modo absurdo aos seus ouvidos, o fato de estarmos assumindo a postura cristã na educação. 

Afinal, a “ideia” é que a educação seja “laica” e que jamais poderíamos tomar partido de um lado ou outro, mas ao meu ver, quando a educação afirma não tomar partido para lado algum, ela toma a posição de educação relativista, panteísta ou até ateísta.
Mesmo tratando-se de uma situação tão corriqueira, podemos perceber o contexto anticristão no qual vivemos, ou seja, uma filosofia de governo e de educação totalmente anticristãos.
São falsos fundamentos baseados em intenções malignas de dominação e roubo das mentes. Não podemos ficar inertes a isso.

Ao analisar a maneira como eu mesma fui educada me deparo com uma filosofia de governo anticristã impregnada em tudo o que penso, digo ou faço e isso só tem sido, curado, descontruído e arrancado, por meio da renovação da mente encontrada nas ferramentas que tenho utilizado, através de uma Educação baseada nos Princípios Bíblicos.

A Educação por Princípios se faz um antídoto a todo estrago interno causado por tais filosofias e somente Deus poderá operar tão profunda e complexa obra em nós e através de nós.
Da mesma forma que uma filosofia de governo, que não condiz com os princípios de Deus, tem poder de gerar graves consequências em determinada nação, a Educação por Princípios, baseada também em uma filosofia de governo, produzirá deliciosos frutos à nação que por meio dela for edificada.


Isso se confirma na visão da EP baseada no versículo Salmo 145:4-5, que a filosofia educacional de uma geração se tornará na filosofia de governo da próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!

Escrita ausente

O problema em ler bons textos e somente bons textos talvez esteja na difícil missão de, posteriormente, se fazer ouvir por meio da escrita. ...