08 junho 2014

COMO SER UM HIPÓCRITA (em 16 passos)


Sim, eu sei.
Isso vai causar certo incômodo e talvez até você pense na possibilidade de escrever algumas palavras "carinhosas" à minha pessoa. Mas, acredite. Antes de escrever tais palavras a você, cada uma delas foi dirigida a mim.
Sim. Sou uma hipócrita e ainda não estou em condições de afirmar que deixei de ser.
E por me considerar a maior delas é que me sinto capacitada a escrever este texto.
Estou em um processo de desconstrução.
É difícil derrubar as paredes desse castelo de hipocrisia, construído ao longo de tantos anos. Mas, tenho uma boa notícia: isso é possível!
Afinal, nada é impossível para Deus!
E Ele mais do que ninguém, está extremamente interessado em te livrar desse mal.

Sendo um tanto irônica, mas com o objetivo de edificar.
Descrevo abaixo os 16 passos para ser um hipócrita.
Não estranhe se você sentir coceiras em seus ouvidos. Fique firme, respire fundo e continue sua leitura até o fim.

COMO SER UM HIPÓCRITA (em 16 passos)

·         Julgue e aponte os defeitos do outro, mas esconda os seus a sete chaves. (Mt 7:5 e Lc 6: 42)
·         Publique nas redes sociais e anuncie todas as suas boas ações (Mt 6:2)
·         Ore bonito, use as melhores palavras para que vejam sua eloquência. Quem sabe no próximo culto o pastor lhe entregue o microfone (Mt 6:5)
      Vá a igreja todos os cultos possíveis e imagináveis e faça questão que todos vejam sua expressão facial de "adorador". (Mt 15:8)
·         Jejue, mas não esconda seu sacrifício, (desfigure seu rosto) afinal de contas, porque passar tanta fome em vão. (Mt 6:16)
·         Aproveite o púlpito para compartilhar o resultado do jogo, a sua receita preferida, a piada do momento, o ditado popular, o trecho de um best sellers... Assim certamente sua pregação vai ficar bem interessante e quem sabe mais pessoas venham no próximo final de semana. (Mt 15:8)
·         Participe da quarta do milagre, da quinta da benção, da sexta da prosperidade, da fogueira do avivamento, e não perca o sábado porque o profeta gospel estará na igreja e ele é melhor que cartomante. (Mt 16:1)
      Ah! Evite as pregações do fulano. Ele passeia muito pela bíblia.
·         Entregue seu dízimo pontualmente e não esqueça das ofertas para não ser mal visto. Afinal, o que irão dizer a seu respeito?
·         Faça questão de se sentar ao lado de alguém querido. Se tiver que falar "te amo" para o irmão ao lado, você não correrá o risco de abraçar um morador de rua.
·         Ofereça seu carro para dar carona para a cúpula da igreja, mas evite oferecer aos seus vizinhos, afinal eles sabem que você fez no verão passado. (Mt 23:13)
·         Participe de todos os encontros de oração na casa do fulano. Lá sempre tem churrasco no final.
·         Aproxime-se dos necessitados por no máximo duas vezes, mais do que isso é perigoso e ele pode ficar dependente da sua atenção. Uma cesta básica já é mais que suficiente. Pronto! Você já fez a sua parte e todo mundo viu.
·         Em dias de eventos, leve para a igreja muitos visitantes. O show vai ser ótimo, e verão o quanto você se empenha em ganhar almas para Jesus. Se aceitarem a Jesus na hora do apelo, você certamente terá o seu galardão garantido. Agora ele que se vire.
·         Vista a sua melhor roupa para ir à igreja. A igreja pode até ser construída para os pobres, mas fala sério, ficaria estranho se eu me parecesse com um deles.
·         Aproveite os momentos de comunhão para ficar ciente e comunicar as mazelas da vida alheia. Quanto mais você souber, mais poderá "orar" a respeito.
       Na hora dos pedidos de oração, cuidado! Não deixe que vejam o quanto sua vida está complicada e o quanto você necessita de ajuda.
·         Participe de vários ministérios, principalmente aqueles que ficam em evidência. Esqueça dos finais de semana com a família e enfrente qualquer barreira que se coloque em seu caminho para fazer a “obra”.
·         Por fim, após ler todos esses itens você deve dizer "Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, hipócritas e nem como a mulher que escreveu este artigo".

       Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é.
       Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités".
       Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta atrás de uma máscara de aparência.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós!
Que as máscaras caiam... A começar em mim. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!

Escrita ausente

O problema em ler bons textos e somente bons textos talvez esteja na difícil missão de, posteriormente, se fazer ouvir por meio da escrita. ...